Solicita informações quanto à realização de um estudo técnico de viabilidade para adequação dos pontos de ônibus na Avenida Prefeito João Pires Filho, conhecida como Marginal, que margeia grande parte do centro da cidade e constitui acesso fundamental para os municípios de Arujá e Igaratá, analisando a possibilidade de aumento do recuo ou a realocação dos pontos, visando melhoria da mobilidade urbana e segurança viária.
Senhor Presidente,
Ouvido o Plenário, requeiro ao Senhor Prefeito Municipal local prestar a esta Casa de Leis informações quanto à realização de um estudo técnico de viabilidade para adequação dos pontos de ônibus na Avenida Prefeito João Pires Filho, conhecida como Marginal, que margeia grande parte do centro da cidade e constitui acesso fundamental para os municípios de Arujá e Igaratá, analisando a possibilidade de aumento do recuo ou a realocação dos pontos, visando melhoria da mobilidade urbana e segurança viária.
JUSTIFICATIVA
O presente Requerimento visa garantir uma análise técnica que subsidie soluções eficazes para os problemas de congestão e segurança relacionados aos pontos de ônibus na Marginal, contribuindo para a qualidade de vida da população Isabelense e o desenvolvimento urbano sustentável.
Ressalta-se que os atuais pontos de ônibus na via supracitada têm causado transtornos significativos no trânsito, especialmente nos horários de pico, devido às paradas dos coletivos para embarque e desembarque dos passageiros.
Ademais, a problemática é agravada pela insuficiência da sinalização, comprometendo a segurança e a fluidez no tráfego de veículos particulares, ônibus do transporte público e fretados que transportam estudantes para fora do Município.
Salienta-se que a adoção da medida solicitada será crucial para promover melhores condições de segurança para pedestres, motoristas e usuários do transporte público, além de contribuir para a organização do trânsito e a melhoria da mobilidade urbana.
Por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.
Santa Isabel, 4 de novembro de 2025.
ANTONIO MARCUS DA SILVA
Vereador