Solicita a realização de estudo de viabilidade no sentido de que o Ensino para Jovens de Adultos – EJA possa ser realizado no formato híbrido e que possa ser expandido para a Zona Rural
Senhor Presidente
Ouvido o Plenário, requeiro ao Senhor Prefeito Municipal local a realização de um estudo de viabilidade para que o Ensino para Jovens e Adultos – EJA, destinados aos estudantes de mais de 15 anos que frequentam as aulas do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) possa ser realizado no formato híbrido, bem como possa ser expandido para a Zona Rural do nosso Município.
JUSTIFICATIVA
A implementação do formato hibrido no Ensino para Jovens e Adultos – EJA, ou seja, a combinação de aulas presenciais e online, poderá garantir mais flexibilidade para os estudantes, principalmente para aqueles que residem em áreas mais afastadas e enfrentam dificuldades de locomoção para irem até as unidades escolares.
No entanto, há a necessidade de se realizar, também, um estudo para que o EJA seja expandido para os bairros da Zona Rural, com a finalidade de proporcionar o acesso ao estudo, de forma presencial, para aqueles que não têm a possibilidade de participar do formato online, ou que preferem o ensino presencial.
Este Vereador sugere ainda a criação de um plantão de dúvidas nos dias em que as aulas não forem presenciais, garantindo um suporte contínuo para todos os alunos, e assegurando a igualdade de condições para o aprendizado.
De se mencionar que essas medidas contribuirão de maneira significativa para a inclusão educacional, oferecendo alternativas para diferentes realidades e aumentando o acesso ao ensino de qualidade, seja de forma híbrida ou presencial, para todos os cidadãos, independentemente de sua localização.
Por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade e para a nossa população, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.
Santa Isabel, 19 de fevereiro de 2025.
OSVALDO PIMENTA DE ALMEIDA JUNIOR
Vereador