Solicita informações, através planilha pormenorizada, sobre os atendimentos do transporte sanitário municipal dos últimos 6 (seis) meses
Senhor Presidente
Ouvido o Plenário, requeremos ao Senhor Prefeito Municipal que envie a esta Casa de Leis, através planilha pormenorizada, as seguintes informações:
I – qual a quantidade de pessoas atendidas pelo transporte sanitário municipal por mês e por unidade destino dos últimos 6 (seis) meses;
II – quais unidades e descrição do exame e/ou atendimento especializado realizado, contendo o periódico do agendamento; e,
III – os esclarecimentos sobre a quantidade de pessoas atendidas conforme tabela Destino/Quantidade de pessoas constante do Memorando CITS nº 87/2024, de 12 de novembro de 2024.
JUSTIFICATIVA
Observado o Ofício GP nº 716/2024, de 18 de novembro de 2024, em resposta ao Ofício nº 883, de 6 de novembro de 2024, referente ao Requerimento nº 217/2024, do Ver. Anderson Chagas Rebelo, mencionado pedido se faz necessário para complementação das informações ali prestadas.
Em que pese o Memorando CITS nº 87/2024, de 12 de novembro de 2024, da Secretaria Municipal de Saúde, apresentar informações sobre os atendimentos de transporte sanitários, as informações são vagas pois não possuem o mês referencial e a especificação do exame e/ou atendimento realizado em cada uma das unidades destino.
Ante os diversos destinos e quantidade de pessoas atendidas pelo CITS do Município, requeremos o envio das informações solicitadas, através planilha pormenorizada, contendo a unidade destino e quantas pessoas foram atendidas nos últimos 6 (seis) meses, sendo especificado mensalmente a quantidade de pessoas atendidas em cada unidade e qual o tipo de exame e/ou atendimento que cada pessoa realizou.
Ademais, fazem-se necessários também os esclarecimentos sobre a tabela Destino/Quantidade de pessoas do citado Memorando que demonstrou que a demanda do CITS, em determinado mês, foi de 533 pessoas.
Considerando que o CITS conta atualmente com 27 veículos perfazendo uma capacidade de atendimento entre pacientes e acompanhantes no total de 3.220 pessoas, requeremos, também, informações sobre os motivos pelos quais somente foram atendidas 533 no mês referenciado, e se não houve demanda de atendimento.
As informações são imprescindíveis para que possamos ter conhecimento das maiores demandas que estão sendo realizadas fora do Município, considerando a finalidade de buscar apoio Estadual ou Federal para firmar novos convênios ou até mesmo para implantação de Ambulatório Médico de Especialidades – AME na região, para que esses atendimentos sejam realizados os mais próximos do Município possível, evitando longos trajetos, visando o bem-estar dos munícipes que necessitam do atendimento.
Por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade e para comunidade, contamos com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.
Santa Isabel, 19 de fevereiro de 2025.
NEURISVAN LUCIO DE AZEVEDO
Vereador
ANDERSON CHAGAS REBELO
Vereador