CÂMARA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃ ISABELENSE A EDUCADORA MARIA DE LOURDES GOMES ANTUNES COSTA.

De autoria do vereador Osvaldo Junior (PV), o projeto de decreto legislativo no 5, de 21 de novembro de 2022, foi aprovado por unanimidade, na sessão legislativa dessa terça-feira, 14.

Sobre a homenageada
Maria de Lourdes Gomes Antunes Costa, nasceu no Rio de Janeiro, foi casada com Benedito Antunes Costa Neto, com quem teve dois filhos: Roberta e João Paulo, e os netos: Gabriel, Daniel e Pedro.
Maria de Lourdes é formada no Magistério, possui Pós-Graduação em Habilitação para Educação Infantil, Pedagogia com Administração Escolar e Supervisão, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Pós-Graduação em Orientação Vocacional, Matérias Pedagógicas para o Magistério, Didática de Primeiro e Segundo Grau, Sociologia, Filosofia da Educação e História da Educação.
Como professora, lecionou nas cidades de Campos do Jordão, Arujá e Santa Isabel.
Veio para Santa Isabel em 1977, e, em 1978, iniciou seu trabalho docente no “Colégio Estadual de Primeiro Grau de Santa Isabel”, (Atual “Colégio Estadual 1o Grau Profa Maria Santos Bairão”), como Substituta Eventual, Orientadora de Educação Moral e Cívica, Assistente de Diretor e Diretora, a qual se empenhou na instalação do 2° grau nessa unidade escolar.
A homenageado foi a primeira Diretora na E.E. Prof. Fernando Aluíso Corrêa e na E.E. Profa Brasílisia Machado Lobo, Assistente de Diretor e Diretora.na E.E. Profa Maria das Graças Sales de Oliveira.
Em 1984, juntamente com a Profa Laila Simão, fundou a “Escola Maternal e de Educação Infantil Pingo de Gente”. Quando a instituição passou a oferecer o ensino de 1o grau, recebeu o nome de “ Centro Educacional 8 de julho” (em homenagem a cidade de Santa Isabel, que tinha a data de aniversário celebrada neste dia).
A unidade Maternal e de Educação Infantil, que era localizada em uma chácara para permitir as práticas de horticultura, avicultura, entre outras, e a unidade destinada aos cursos de Primeiro e Segundo Grau, Magistério, Processamento de Dados, Supletivo de 1o e 2o grau.
Em 2005, as atividades do Centro Educacional “8 de julho” foram encerradas, Maria de Lourdes trabalhou na Ouvidoria da Santa Casa de Misericórdia local, e em 2007, implantou o Projeto Pedagógico do CEIC – Quero Quero, a qual aposentou-se após 10 anos de dedicação. Hoje, a senhora Maria de Lourdes, se encontra divorciada e reside em Pindamonhangaba, próximo de seu filho João Paulo.