CÂMARA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃ ISABELENSE À MANOELINA IZABEL MAGALHÃES DE LIMA

De autoria do vereador Zé da Mula (PSD), o projeto de Decreto Legislativo no 10, de 3 de novembro de 2021, com o intuito de outorgar à Senhora Manoelina Izabel Magalhães de Lima, o título de “Cidadã Isabelense”, foi apresentado na noite dessa terça-feira, 14.
Durante toda sua vida profissional, a homenageada prestou aos relevantes serviços ao Município de Santa Isabel, exercício de sua intensa obra como cidadã.
“A Dona Manú trabalhou mais de quarenta anos na Santa Casa de Misericórdia de Santa Isabel, e é uma pessoa muito querida, admirada e respeitada pela população, pelos serviços sociais que prestados na nossa cidade”, enfatizou o vereador.
A homenageada nasceu em casa, acompanhada de parteira no dia 15 de maio de 1951. É natural do bairro Bicas do Meio, que hoje é conhecida como Wenceslau Braz do Município de Itajubá – MG, filha de Maria José Paula Magalhães e Sebastião Luiz de Magalhães.
Manoelina é neta – por parte da família materna – do Senhor Manoel Palma Ribeiro e da Senhora Olidia Maria de Jesus (falecidos).
Tem 9 irmãos, sendo estes: Carlos Donizete Magalhães (falecido), Raimundo Adalberto Magalhães (falecido), Mario de Assis Magalhães (falecido), Maria Soledade Magalhães, José de Paula Magalhães (falecido), Maria de Lurdes Magalhães, Maria Antonia Magalhães, Ana Maria Magalhães e Sebastião Antenor Magalhães.
Iniciou e terminou o primário em Wenceslau Braz, no ano de 1963, residiu em Itajubá – MG até os 14 anos e buscou melhor condição de vida com sua família em Igaratá.
Aos 35 anos casou-se com o Senhor Orlando Batista de Lima. Conheceu este durante um atendimento no trabalho, fazendo curativo, e namoraram por poucos meses, casando-se na Igreja Matriz de Santa Isabel, em 7-6-1986. Tiveram dois filhos: Dauane Suelen de Lima nascida, em 1987 (34 anos) e Éverton Alan de Lima, em 1992 (29 anos), e tem uma neta chamada Lavígnia Maria de Oliveira, com 10 anos de idade, filha de sua primogênita.
Sobre a história de sua carreira profissional, em 1972 saiu da residência em Igaratá para começar a trabalhar no hospital da Santa Casa de Santa Isabel, inicialmente, pelo fato de precisar trabalhar e, posteriormente, porque gostou de enfermagem.
Mudou-se para Santa Isabel para adaptar-se ao trabalho, e de maneira árdua, conseguiu trazer os seus familiares, propiciando-lhes melhores condições de vida. Tudo isto se iniciou quando sua mãe conheceu freiras no hospital, e estas perguntaram se a sua genitora permitiria que Manoelina fosse para Santa Isabel trabalhar com elas na Santa Casa.
Fez o 2o grau a distância via EAD no Colégio Degrau, localizado no Bairro dos Pimentas, em Guarulhos-SP. Já o curso de Raio X, fez em meados de 2000 e 2001, em Jacareí, na Escola São Camilo. Formou-se como Técnica em Radiologia Médica, aos 50 anos.
Fez Curso de Mamografia em São Paulo na escola FIDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, em 2013, aos 62 anos.
No hospital da Santa Casa, iniciou como atendente de enfermagem e trabalhou em todos os setores daquele hospital com as freiras e madres.
Importante destacar que auxiliou mais de 1000 partos de isabelenses, ao longo dos anos passou a ser encarregada do pronto socorro durante 25 anos. Em 1976, colocou em prática o serviço de radiologia e foi a pioneira no setor de Radiologia da Santa Casa de Santa Isabel, trabalhando à frente do Raio X até 2016.
Dedicou a vida ajudando as pessoas, acompanhando a saúde da população de Santa Isabel, trabalhando durante 45 anos na Santa Casa. Fora do horário de trabalho, ajudava as pessoas aferindo a pressão, aplicando injeção e fazendo curativos a domicílio.
Outrossim, é fato público e notório, que a ilustre homenageada prestou relevantes serviços ao Município de Santa Isabel, frente as suas ações, fato do qual somos testemunhas.