VEREADORES VISTORIAM CANIL MUNICIPAL E APONTAM QUE TAC PRECISA SER REVISTO

Na manhã da última terça-feira, 20, os vereadores Mauricio Platz (PHS), Vera Lucia (PEN), Arlete Pinheiro (PTB), Luizão Arquiteto (PR) e Luiz Caesa (PR),realizaram uma visita técnica ao Canil Municipal. O secretário de saúde, Cleber Kerchner, Diretora do Departamento de Zoonoses do município, Estela Santana e a Paloma Sanz Belzunce, veterinária responsável pelo Canil conduziram a comitiva.
Com as explicações sobre os procedimentos no atendimento aos animais e nas condições de trabalho dos funcionários, os vereadores presentes concluíram que a principal dúvida foi em relação ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado no ano de 2012, na gestão do Prefeito Hélio Buscariolli.
Segundo o vereador Mauricio Platz, no ano de 2014 (Portaria nº1138 de 23/05/2014), o Ministério da Saúde estabeleceu novas regras referentes aos cuidados do bem estar animal. A secretaria de saúde passaria a atuar como responsável pelo controle de Zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias, e Secretaria do Meio Ambiente assumiria os cuidados com os animais (administração de canil e castração), contudo essa transição não aconteceu.
Estela relatou que a Promotoria de Santa Isabel está ciente da situação do canil e da necessidade de reformulação do TAC, ela explicou que foi realizado um processo de licitação para a compra dos microchips foi finalizado recentemente, entretanto a contratação de mais um veterinário é de extrema necessidade.
Na opinião dos vereadores o setor jurídico da Prefeitura de Santa Isabel precisa encontrar solução para contratação desse veterinário, bem como profissionais de outras especialidades seja por meio de Concurso Publico ou Processo seletivo. O grupo de parlamentares que participou da vistoria avaliou a situação do Canil como satisfatória.
No término da vistoria o secretário antecipou a solicitação aos vereadores na contribuição para o planejamento e atuação de um castramóvel, um veiculo tem a previsão de entrega para o segundo semestre desse ano adquirido através de emenda parlamentar de autoria do deputado federal, Ricardo Izar (PP),a pedido do vereador Maurício Platz.