VEREADOR QUER IMPLANTAR REDE DE DRENAGEM EM PROL DO MEIO AMBIENTE

Trata-se de um sistema semelhante ao StormX – rede de drenagem em malha que captura pequenos e grandes detritos para proteger o meio ambiente de contaminação. A proposta é do vereador de Santa Isabel – SP, Osvaldo Junior (PV) e ganhou a adesão dos demais parlamentares na sessão legislativa desta terça-feira, 21.
Em requerimento, o legislador solicitou informações do Poder Executivo sobre a possibilidade de se realizar estudos para implantação do sistema de drenagem nos córregos e no ribeirão da cidade, que captura pequenos e grandes detritos para proteger o meio ambiente de contaminação.
“Sabemos que as águas que saem das áreas residenciais e industriais para áreas naturais (córregos, ribeirões e rios), transportam, frequentemente, o lixo que pode se espalhar para o meio ambiente. No entanto, existe o sistema StormX, que consiste em uma rede de drenagem em malha posicionada na saída da tubulação de água e esgoto, que ajuda a capturar pequenos e grandes detritos e proteger o meio ambiente de contaminação”, explicou o parlamentar.
Segundo Osvaldo Junior, com a implantação do sistema, as redes reutilizáveis, do tipo comercial, fazem a captura completa dos poluentes, incluindo materiais orgânicos (como folhas) que poderiam reduzir os níveis de fósforo e nitrogênio na água.
“Esta solução econômica para lixos e detritos no escoamento de águas pluviais é altamente eficaz para um primeiro descarte”, completou.