REQUERIMENTO No 200/2021

Solicita informação sobre a possibilidade de se realizar estudos para a implantação do Sistema StormX—rede de drenagem em malha que captura pequenos e grandes detritos para proteger o meio ambiente de contaminação

Senhor Presidente

Ouvido o Plenário, requeiro ao Senhor Prefeito Municipal local informar a esta Casa se há possibilidade de se realizar estudos para implantação de um sistema de drenagem nos córregos e no ribeirão da nossa cidade, semelhante ao StormX, que captura pequenos e grandes detritos para proteger o meio ambiente de contaminação.

JUSTIFICATIVA

Sabemos que as águas que saem das áreas residenciais e industriais para áreas naturais (córregos, ribeirões e rios), transportam, frequentemente, o lixo que pode se espalhar para o meio ambiente.
No entanto, existe o sistema StormX, que consiste em uma rede de drenagem em malha posicionada na saída da tubulação de água e esgoto, que ajuda a capturar pequenos e grandes detritos e proteger o meio ambiente de contaminação.
Desta forma, as redes reutilizáveis, do tipo comercial, fazem a captura completa dos poluentes, incluindo materiais orgânicos (como folhas) que poderiam reduzir os níveis de fósforo e nitrogênio em nossa água. Esta solução econômica para lixos e detritos no escoamento de águas pluviais é altamente eficaz para um primeiro descarte.
Mas o que acontece quando as redes estão cheias de lixo? Uma vez saturados, eles são levantados e os detritos são jogados em caminhões especiais e transportados para os centros de triagem. Lá, o material é separado em reciclável e não reciclável, e depois tratado. As redes são então reinseridas nos tubos de drenagem e continuam a fazer seu trabalho.
Do exposto e por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 14 de setembro de 2021.

OSVALDO PIMENTA DE ALMEIDA JÚNIOR
Vereador