REQUERIMENTO No 181/2019

Solicita aumento de policiais que fazem parte da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar–DEJEM

Senhor Presidente

Ouvido o Plenário, requeiro à V. Exa oficiar ao Ilmo Sr. Comandante Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo, solicitando-lhe o aumento do número de policiais militares que fazem parte da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar – DEJEM, no Município de Santa Isabel, de 2 para 6 policiais.

JUSTIFICATIVA

A Lei Complementar no 1.227, de 19 de dezembro de 2013, institui a Diária por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar – DEJEM aos integrantes da Policia Militar do Estado em exercício nas Organizações Policiais Militares.
Com tal lei complementar, o policiamento militar vem sendo reforçado pelo contingente extra de policiais que aderiram ao Programa do Governo Estadual, e, consequentemente, o policiamento ostensivo tem se tornado mais eficiente com esse referido aumento.
Porém, Santa Isabel sendo o sexto maior Município da Região Metropolitana da Grande São Paulo em extensão territorial, com uma área de 363 km2, torna-se extremamente difícil para que o atual efetivo Militar possa policiar mais de 200km2 de área, composta, na sua maioria, de matas e cortadas por inúmeras estradas vicinais que ligam a outros municípios vizinhos, como Arujá, Guarulhos, Guararema, Jacareí e Mogi das Cruzes.
Somado a isto, há, ainda, o problema, do tráfico de drogas que está em todas as esquinas da cidade; fazendo com que muitos jovens pratiquem pequenos furtos, para vender o fruto do crime para receptadores, e, obter dinheiro para manter o vício.
De se mencionar, ainda, que, segundo pesquisas, Santa Isabel está em 3o lugar no consumo de craque na região do Alto Tietê.
Por tal singularidade, solicito ao Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o aumento no número de policiais que fazem parte da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar – DEJEM, no nosso Município, de 2 para 6 policiais, ajudando, assim, no apoio ao efetivo local.
Por tais motivos, resolvi apresentar esta proposição, rogando especial análise do assunto exposto, por parte da autoridade acima mencionada, visto que se trata de resguardar a segurança da comunidade Isabelense.
Do exposto, aguardo a aprovação deste requerimento por unanimidade dos Nobres Pares.
Santa Isabel, 31 de outubro de 2019

PAULO SÉRGIO BERTO
Vereador