REQUERIMENTO No 18/2020

 

 

Solicita informações sobre o auxílio merenda aos alunos da Rede Municipal de ensino

 

Senhor Presidente

 

Ouvido douto Plenário, requeiro à Sra Prefeita Municipal local prestar a esta Casa informações no que se refere ao fornecimento de auxílio merenda aos alunos que frequentam as escolas da Rede Municipal de Ensino do nosso Município.

 

JUSTIFICATIVA 

 

Tendo em vista a Pandemia que assola o Mundo, as escolas do nosso Estado se fecharam com a intenção frear o avanço do novo Coronavírus, e os alunos da Rede Municipal de Ensino da nossa cidade deixaram, portanto, de se alimentar nas escolas sendo que, boa parte destes alunos, tem a merenda escolar como a principal refeição, situação que é do cotidiano de muitas crianças que pertencem às famílias de baixa renda e/ou fazem parte de programas como, por exemplo, Bolsa Família.

Essa alimentação é de suma importância para estas crianças e que, estando alimentadas, ficam nutridas, saudáveis e motivadas.

De se mencionar que essa ajuda reflete diretamente na renda familiar, e, nesse sentido, muitos municípios que tiveram esse entendimento e a sensibilidade passaram a fornecer o auxílio merenda.

Vale lembrar, ainda, que, devido à interrupção e o fechamento das escolas do Município, muitas famílias que vivem do recurso Bolsa Família e os de baixa renda, ficaram comprometidas pela situação que a pandemia está ocasionando, e refletindo diretamente na vida social destas famílias.

Com tudo isso, várias crianças podem estar deixando de se alimentar, o que pode, consequentemente, desencadear causas como: desnutrição, desmotivação para estudar em casa, brincar e ficarem suscetíveis a adquirem resfriados, e, no caso de adquirem o Coronavírus, não terem resistência ideal para recuperação deste mal.

 

Desta forma, venho por meio deste, solicitar informações do Poder Executivo se este modelo será disponibilizado para estas famílias, podendo ser em forma de saque por cartão, uma vez que as escolas, no momento, encontram-se sem aulas, e com a distribuição da merenda escolar interrompida. 

De se salientar que este recurso é disponibilizado e destinado ao custeio da merenda escolar do dia a dia e faz parte do rateio do orçamento anual das fontes Municipal, Estadual e Federal, locados diretamente dentro do orçamento da Secretaria Municipal de Educação.

Por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 15 de abril de 2020.

 

CLAUDINEI SHIZUYA NAGATE

Vereador