REQUERIMENTO No 138/2019

Solicita informação sobre a previsão para a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica no Município de Santa Isabel

Senhor Presidente

Ouvido o Plenário, requeiro a V. Exa oficializar a Secretaria Municipal de Saúde, para que informe a esta Casa se há previsão para a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica no Município de Santa Isabel.

JUSTIFICATIVA

A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos, é um mal que apesar de estar controlado, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%.
Como mencionado, os sinais clínicos mais comuns da raiva são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias.
A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos.
A importância da vacina contra a raiva se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável.
Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. A raiva humana também é bastante agressiva e em quase 100% dos casos ela pode ser fatal. Manter os animais vacinados é uma questão de Saúde Pública e de segurança para animal e para todos que convivem com ele.
Por ser tratar de assunto de relevante interesse para toda população, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.
Santa Isabel, 28 de agosto de 2019.

REINALDO APARECIDO NUNES PEDROSO
Vereador