REQUERIMENTO No 125/2021

Solicita esclarecimento sobre o Cronograma de Cirurgias de Cataratas no Município

 

Senhor Prefeito

 

Ouvido o Plenário, requeiro ao Sr. Prefeito Municipal local prestar a esta Casa esclarecimentos sobre o Cronograma de Cirurgias de Cataratas no nosso Município.

 

JUSTIFICATIVA

A Catarata é um dos principais temas do Congresso Brasileiro de Oftalmologia, e ainda gera muitas dúvidas e continua sendo a maior causa de cegueira reversível no mundo.
De se mencionar que a catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem.
Esse envelhecimento gradual do cristalino compromete a visão e pode levar à cegueira e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a doença é responsável por 48% dos casos de perda da visão no mundo, atingindo de 45 milhões de pessoas. Só no Brasil, estima-se que surjam 552 mil novos casos da doença todos os anos.
Assim, por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 23 de abril de 2021.

 

BRUNA RAFAELA MENDES TALÁCIO
Vereadora