REQUERIMENTO No 106/2022

 

Solicita informação sobre a realização do transporte de pacientes

Senhor Prefeito

Ouvido o Plenário, requeiro ao Senhor Prefeito Municipal local informar a esta Casa sobre a possibilidade do setor competente realizar o transporte de pacientes para hospitais do Alto Tietê tais como os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, e Suzano.

JUSTIFICATIVA

O Tratamento fora do Município será realizado quando esgotado todos os meios de tratamento no próprio Município. O Tratamento fora do Município, utilizando-se dos veículos da Secretaria competente deverá ser destinado para pacientes que estiverem estabilizados e que podem ser transportados deitados e/ou sentados, ou seja, fora de risco eminente de morte, e que não necessitem de acompanhamento médico ou de enfermeiro. Os usuários menores de 18 anos, idosos e portadores de necessidades especiais devem estar acompanhados sempre por um familiar ou pessoa responsável.
Tal proposição se faz necessária tendo em vista que o Setor competente dá prioridade, apenas, para pacientes acamados, que fazem o uso de Cilindro de Oxigênio e Oncologia, tendo dificuldades para transportar, aos hospitais do Alto Tietê, pacientes que necessitam de outro tipo de tratamento, não dando a possibilidade de transporte para realização de exames, tais como: transvaginal, Dermatologista, Vascular, Ortopedia, entre outros.
Devido a todo esse transtorno, muitos pacientes acabam pagando do próprio bolso o seu transporte, mesmo sem condições. Hoje a situação financeira do nosso Município é critica, temos pouca arrecadação e muita demanda, precisamos de ajuda para atender todos os tipos de casos e suprir as necessidades básicas, principalmente no transporte publico de pacientes.
Por se tratar de assunto de relevante interesse para esta Edilidade e para a nossa população, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.
Santa Isabel, 4 de maio de 2022.

BRUNA RAFAELA MENDES TALÁCIO
Vereadora