REQUERIMENTO No 100/2019

Solicita informação sobre a quantidade de crianças de inclusão existentes nas escolas Municipais e Estaduais da nossa cidade

Senhor Presidente

Ouvido o Douto Plenário, requeiro à Sra Prefeitura Municipal local informar a esta Casa os números de alunos de inclusão existentes tanto nas escolas Municipais (nome e série), quanto nas escolas Estaduais (nome e série) da nossa cidade.

JUSTIFICATIVA

O presente pedido tem como objetivo verificar se os alunos de inclusão estão tendo acompanhamento dentro da sala de aula, de um segundo profissional que o auxilie nas atividades.
É importante ressaltar que o acompanhamento de um segundo profissional em sala de aula, se faz necessário em alguns casos, quando existem crianças que não conseguem acompanhar a matéria dada pelo professor.
De se ressaltar, ainda, que a finalidade é proporcionar o desenvolvimento e a socialização dos alunos com deficiência. Isso facilita a integração e consequentemente, o aprendizado.
Além da oferta do acompanhamento e materiais inclusivos (em Libras e Braile), as práticas pedagógicas também precisam ser incorporadas e preferidas pela instituição que possuir alunos com deficiência. Também devem ser oferecidas tecnologias assistidas que ampliem as habilidades dos estudantes nas escolas.
Diante do exposto, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 16 de maio de 2019.

JAIRO FURINI NETO
Vereador