MOÇÃO Nº /2018 (02/05/2018)

Solicita registrar nos anais desta Casa uma Moção de Apoio ao Projeto de Lei no 9954/2018, de autoria do Deputado Federal Marcio Alvino, denominando “Agência Prefeito Nenê Simão”, a agência do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, no Município de Santa Isabel, Estado de São Paulo.

Senhor Presidente,

Ouvido o Plenário, requeiro a V. Exa seja registrado nos anais desta Casa uma Moção de Apoio ao Projeto de Lei no 9954/2018, de autoria do Deputado Federal Marcio Alvino, denominando “Agência Prefeito Nenê Simão”, a agência do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, no Município de Santa Isabel, Estado de São Paulo.

Requeiro-lhe, ainda, que seja dada ciência do fato ao Exmo Sr Deputado Federal Marcio Alvino, bem como à Exma Sra Prefeita Municipal Fábia da Silva Porto Rossetti.

JUSTIFICATIVA

O Projeto de Lei no 9954/2018, de autoria do Deputado Federal Marcio Alvino, tem um único objetivo, o de dar um reconhecimento merecido ao Exmo Sr. Waldemar de Brito Simão, ex-Prefeito do Município de Santa Isabel, popularmente conhecido como NENÊ SIMÃO.

Carinhosamente chamado de “PREFEITO DO POVO”, Nenê Simão nasceu em 15 de novembro de 1941. Isabelense, filho do ex-prefeito Joaquim Simão e de Jandira Maria de Brito, estudou na Escola Estadual Major Guilhermino Mendes de Andrade, cuja construção foi iniciada na gestão do ex-prefeito Joaquim Simão, seu pai.

Iniciou sua vida profissional auxiliando seu pai em uma loja da família e, mais tarde, na produção industrial de beneficiamento de arroz. Com o encerramento dos negócios da família, Nenê Simão foi taxista e corretor de imóveis.

A paixão pela política nasceu nas campanhas que participava com o pai, que além de Vereador, foi Presidente da Câmara Municipal de Santa Isabel e o primeiro Prefeito após a ditadura Vargas, no período de 1948 a 1951.

Em meados dos anos 60, Nenê Simão ajudou a fundar o MDB – Movimento Democrático Brasileiro, hoje PMDB, pelo qual disputou o cargo de vereador em 1968, obtendo uma boa votação, credenciando-o a sonhar mais alto. Foi assim, em 1973, com 32 anos de idade, incentivado pela família e amigos, que se candidatou a Prefeito e foi eleito.

Foi uma festa estrondosa na cidade quebrando-se uma hegemonia de 16 anos, comandada por opositores de seu pai. Logo após sua posse Nenê perdeu o seu genitor Joaquim Simão, vítima de um infarto fulminante.

A partir daí, o jovem deslanchou na política, ganhou mais três vezes como Prefeito, totalizando quatro mandatos, até mesmo, por legendas diferentes, sempre fazendo o seu sucessor.

Líder nato, seu lema era “Dinheiro do Povo em Benefício do Próprio Povo”. Sempre se consagrou nos comícios, pois era dono de uma oratória convincente, discursava com segurança, arrancava aplausos e provocava delírios no público que o acompanhava.

Ficou conhecido na Região do Alto Tietê e do Vale do Paraíba, sempre muito respeitado por todos e tinha entre seus amigos, homens como o Governador Geraldo Alckmin.

Focou sua Administração na Saúde e na Educação, sem se descuidar das demais áreas, afinal, a Santa Casa foi uma conquista de seu pai, o então Prefeito Joaquim Simão. Assim, reservava um carinho especial pela entidade assumindo nas horas difíceis a sua provedoria e promovendo reformas e ampliações.

Através de convênio com a Santa Casa criou o primeiro Pronto Socorro Municipal, construiu e instalou as UBS – Unidades Básicas de Saúde I e II, a central de agendamento, o Centro Odontológico e cinco PSF – Postos de Saúde da Família, o Setor de Ambulâncias no Município, bem como a fonte luminosa, o Estádio Municipal da Avenida Brasil, a Pista de Skate, diversas quadras poliesportivas, bem como diversas escolas, tanto nos bairros centrais como na zona rural e a Escola Especial Sérgio Alves Porto, tornando-a referência na região, em tratamento de crianças especiais.

Criou, também, o Setor de Merenda Escolar (centro de distribuição), o viveiro de plantas e mudas, a Casa da Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, a Festa do Peão de Boiadeiro, onde promoveu diversas festas no Município, sempre com entrada gratuita à população.

Instalou, também, a torre de retransmissão de canais, o Banco do Povo, o SEBRAE, o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, o PROCON, a Biblioteca Municipal, a Central de Agendamento, e a Fanfarra Municipal de Santa Isabel, hoje denominada “Orquestra de Metais do Município de Santa Isabel”, referência na região.

Para amenizar o problema de água na cidade construiu a Estação de Tratamento de Água–ETA II, os reservatórios do Jardim Eldorado, Jardim Portugal, Jardim das Acácias e Vila Guilherme e a estação de bombeamento de água do Parque Santa Tereza e do Jardim Novo Éden.

Foi idealizador da CONFABAM – Concurso de Bandas de Fanfarras, da campanha do agasalho com motoqueiros, incentivou a cultura e o turismo no município. Pavimentou diversas ruas do município, sempre manteve as estradas da zona rural em perfeitas condições, ampliou e remodelou a Praça da Bandeira, adaptou a Cachoeira do Ouro Fino para a prática do turismo e lazer. Enfim, esses foram somente alguns itens, dentre muitas coisas, que este homem fez por Santa Isabel.

O Prefeito Waldemar de Brito Simão, Nenê Simão, faleceu em 20 de março de 2012, deixou filhos, netos e uma cidade inteira, com uma imensa saudade e uma gama imensa de obras construídas e de projetos concluídos. Conhecido como o “Prefeito do Povo”, ao qual era e é, até hoje, lembrado por muitos.

Do exposto, resolvi apresentar esta Moção de Apoio ao Projeto de Lei de autoria do Nobre Deputado Federal Marcio Alvino, objetivando dar reconhecimento merecido ao Exmo Sr. Waldemar de Brito Simão, ex-Prefeito do Município de Santa Isabel.

Santa Isabel, 26 de abril de 2018.

PATRÍCIA APARECIDA DE OLIVEIRA SIMÃO
Vereadora