MOÇÃO No 16/2022

Moção de Aplauso ao Mestre de Capoeira, Senhor TEBALDO SILVA, pelos seus relevantes serviços prestados à nossa comunidade, através da cultura capoeirista

Senhor Presidente

Ouvido o Douto Plenário, requeiro a Vossa Excelência constar nos anais desta Casa uma Moção de Aplauso ao Mestre de Capoeira, senhor TEBALDO SILVA, pelos seus relevantes serviços prestados à nossa comunidade, através da cultura capoeirista.
Requeiro-lhe, ainda, seja dada ciência do fato ao ilustre homenageado.

 

JUSTIFICATIVA

Tebaldo Silva nasceu em 18 de agosto de 1973, e passou a praticar a Capoeira em 1985, sob a batuta do “Mestre Risada”, se tornando, em 1986, “Mestre de Capoeira”.
Como Mestre de Capoeira, o Sr. Tebaldo, ajudou na disseminação da prática capoeirista em Santa Isabel, realizando apresentações nas festas comemorativas da cidade, atraindo um número enorme de apaixonados pela Capoeira.
De se mencionar que o “Mestre de Capoeira” é um estudioso da modalidade e ensina que a característica que distingue a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada de música, e é ela que decide o ritmo e o estilo do jogo, praticado em roda de capoeira (um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada).
Assim, os capoeiristas se colocam em roda batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam para os dois praticantes jogarem. O berimbau é um instrumento musical de corda feito de madeira, bambu, arame e uma cabaça.
O jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um capoeirista mais experiente), ou com o início de um novo combate entre uma nova dupla.
A música, por sua vez, é composta de instrumentos e canções, onde o ritmo varia de acordo com o “toque de capoeira”, que vai do lento ao bastante acelerado.
Nos grupos de Capoeira Regional ou de Capoeira Angolana, a graduação é simulada pelas cores de cordas atados na cintura do jogador.

Sabendo, portanto, que o Sr. Tebaldo é um ilustre representante da cultura capoeirista em Santa Isabel, este Vereador não poderia deixar de apresentar a presente Moção de Aplauso, com o objetivo de enobrecer o trabalho desenvolvido pelo homenageado que, há 36 anos, representa essa prática que mescla luta-dança-esporte em nossa cidade, sendo reconhecido e respeitado pelos adeptos da Capoeira.
Do exposto, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 22 de setembro de 2022.

JORGE ANTÔNIO DA SILVA
(Jorginho Capoeira)
Vereador