INDICAÇÃO No 333/2022

Solicita implantação de um projeto educacional com o intuito de promover a interação das crianças com os animais

Senhor Presidente

Indico ao Senhor Prefeito Municipal local as devidas providências no sentido de se implantar, em nosso Município, um projeto educacional com o intuito de promover a interação das crianças com os animais, de sorte que esse interesse natural das crianças facilitará a compreensão e a valorização da vida de cada ser existente.

JUSTIFICATIVA

A interação de crianças com animais pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento infantil, tanto na parte emocional quanto na cognitiva, física e social, tais como: fortalece o sistema imune, diminuindo o risco de asma e dermatite atópica, e aumentando, assim, as defesas do corpo; estimula o cérebro (mais conexões neurais se formam no cérebro); ajuda no desenvolvimento emocional e cria um senso de responsabilidade na criança; ensina valores importantes da vida como nascimento, acidentes, reprodução, bem como a morte e o luto; ajuda a controlar o estresse e estimula a atividade física das crianças.
De se mencionar que desde os animais de estimação até os animais de grande porte podem despertar um senso de responsabilidade nas crianças, por isso, a interação de crianças com animais desde cedo é uma forma de fazer com que as crianças e os animais se relacionem sem precisar adotar um animal doméstico.
Ressalto, ainda, que toda criança gosta de conviver com um animal, seja em casa, nos momentos de narração de história ou, até mesmo, nas brincadeiras entre os colegas, despertando a curiosidade ligada ao seu cotidiano.
Ademais, o meio social conta com alguns tipos de animais que podem ser explorados de várias maneiras lúdicas e a escola pode ser um ambiente propicio a essa exploração.
Do exposto, espero que esta minha proposição encontre a devida guarida junto à Sua Excelência, o Senhor Prefeito Municipal.
Santa Isabel, 10 de agosto de 2022.

REGIANE DE CASTRO
Vereadora