Vereadores homenageiam Sebastião Claudiano

Publicado em Outubro
Sexta, 24 Novembro 2017 15:52

De autoria da Vereadora Teresinha Pedroso, os vereadores de Santa Isabel aprovaram, por unanimidade, a Moção de Aplauso “in memoriam” ao ex-vereador Sebastião Claudiano, na qualidade de ilustre cidadão, pertencente à História de nosso Município.
O homenageado nasceu em Igaratá, foi vereador em Santa Isabel e deu nome a uma rua no município: Rua Vereador Sebastião Claudiano.
"Agradeço a presença de todos e em especial aos familiares e amigos dele. Fiz uma singela homenagem e gostaria de entregá-la à família", discursou a vereadora que entregou um quadro em homenagem a Sebastião Claudiano na noite desta terça-feira, 21.
O HOMENAGEADO
Sebastião Claudiano, filho de Maria Claudiana, nasceu, provavelmente em 1877, no município de Igaratá e faleceu em maio de 1962. Era negro, nascido na vigência da Lei Ventre Livre, assinado em 28 de setembro de 1871, pela Princesa Isabel. Como seus pais continuavam escravos, uma vez que a abolição total da escravidão ocorreu somente em 1888 com a Lei Áurea, a lei estabelecia duas possibilidades para as crianças que nasciam livres: poderiam ficar aos cuidados dos senhores até os 21 anos de idade, ou seriam entregues ao Governo.
Com isto, Sebastião e seus irmãos: Maria Marcolina, Maria Lucinda e José, se desintegram da família. Sebastião Claudiano foi adotado, posteriormente, por Paschoal Judice e Dona Augusta. O pai adotivo, um italiano, transformou aquele garoto ‘livre” e alfabetizado num artesão que moldava calhas, canecas, chaleiras, tachos, alambiques, entre outros, em folhas de cobre e flandres.
Em 11 de agosto de 1927, Sebastião Claudiano tomou posse como vereador em Santa Isabel. Naquela época, entre os vereadores eleitos, um era escolhido prefeito. Sebastião foi eleito vice-presidente da Casa de Leis isabelense, vindo por força maior, assumir a presidência da Câmara de Santa Isabel. Em 28 de julho de 1930, foi eleito prefeito da cidade.
Sebastião Claudiano casou-se com Josephina Maria de Jesus em 1º de junho de 1905. O casal teve 14 filhos, desses sobreviveram seis.
“Por conta de tanta história vivida no município isabelense, não poderia deixar de apresentar esta Moção de Aplauso ao Senhor Sebastião Claudiano “in memoriam”, na qualidade de ilustre cidadão, pertencente à História de nosso Município”, justificou a vereador Teresinha – autora da proposta.