Alencar cobra índices de queimadas no município

Publicado em Outubro
Sexta, 06 Outubro 2017 21:48

Com o notório aumento de ocorrências de queimadas em Santa Isabel, o Presidente da Casa de Leis, Alencar Galbiatti (PSD), requereu junto a municipalidade os registros de ocorrências de queimadas na cidade. O legislador reforçou a importância da fiscalização e cobrou providências do executivo.
O requerimento foi apresentado durante sessão do legislativo, ocorrida nesta terça-feira, 03. Na ocasião, Alencar apresentou imagens de queimadas em diversos pontos de Santa Isabel e cobrou fiscalização.
“Quem mora em Santa Isabel e anda pela região, vê o número de queimadas constantes em nosso município. Além disso, recebo inúmeras reclamações neste sentido e percebemos que muitos aproveitam a oportunidade, no período da seca, para queimar o seu lote, porque fica mais fácil, mas isso é um risco enorme. Por conta disso gostaria muito que criássemos uma lei, com auxilio de diligências e vistorias da prefeitura, para tentar identificar os autores”, disse.
O vereador cobrou do executivo uma campanha mais ostensiva para conscientizar a população. “Espero que o secretário leia com atenção meu requerimento e tome as devidas providências, porque a população fica a mercê desses crimes”, reforçou.
De acordo com o requerimento, o presidente do legislativo pede ainda um relatório de ações por parte do executivo, no que se refere as fiscalizações efetivadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário. “Quero que encaminhe cópia das mesmas e as imposições penais decorrentes, informando, ainda, se tais ações fiscais foram encaminhadas ao Ministério Público para os devidos fins”, reforçou o parlamentar.
Em tribuna, o Presidente da Casa enalteceu o perigo das queimadas para a população e lembrou que caso a queimada provoque poluição atmosférica, que seja retirada, ainda que por um período, os moradores das áreas afetadas, para que se evite danos diretos à saúde da população.
“A verdade é que se o período da seca se estender, precisamos fazer uma campanha informativa, pois existe risco a saúde pública e é importante que as pessoas saibam que isso é crime e precisa ser fiscalizado”, concluiu.