Márcio Pinho faz visita surpresa ao Centro odontológico de santa Isabel

Publicado em Agosto
Sexta, 11 Agosto 2017 19:02

O parlamentar do PSC, Márcio Pinho visitou na tarde desta quarta-feira, 9, o Centro de Odontologia Municipal de Santa Isabel. Foi durante visita surpresa que o legislador encontrou inúmeras irregularidades no setor, o qual foi implantado por ele durante a gestão do ex-prefeito Nenê Simão.

Para a surpresa do vereador, além do espaço apresentar problemas estruturais, como infiltração, por exemplo, o Centro também não disponibiliza o mínimo de condição para atender a demanda, que já ultrapassa a marca de 2.250 pacientes na lista de espera, considerando o atendimento de crianças e adultos.

A falta de profissionais também foi levada em consideração pelo parlamentar, que lamentou a situação. Além do Centro não disponibilizar um Coordenador desde agosto do ano passado, apenas dois dentistas atendem os pacientes. Entretanto, no mesmo espaço, deveriam atuar 14 dentistas, sendo sete no período da manhã e sete no período da tarde.

“É estarrecedor saber que este espaço, que é de fundamental importância para a saúde bucal da nossa população, esteja nesse estado caótico e sem condições alguma de atender a demanda. Não estou aqui para fazer política, apesar de ser meu trabalho como vereador. Sou imparcial e por isso faço questão de fiscalizar e cobrar providências, tanto do Secretário de Saúde, quanto com a Prefeita Fábia Porto”, reforçou.

Durante a vistoria no Centro Odontológico, o legislador observou ainda o sucateamento das cadeiras, ou seja, das sete cadeiras existentes no local, cinco estão quebradas. Além disso, o parlamentar constatou o mesmo problema na autoclave, bem como no equipamento de Raio - X, os quais não funcionam.

O vereador prometeu procurar pessoalmente o Secretário de Saúde, José Heleno Antônio Pinto e a prefeita Fábia Porto para reivindicar providências imediatas. “Não posso deixar de procurar soluções. O que presenciei dentro do Centro Odontológico Municipal é absurdo e justifica a demanda reprimida. Essa fila poderia ser menor, caso houvesse condições e profissionais para trabalhar no setor”, concluiu.

VERSÃO DO EXECUTIVO

Na manhã desta quinta-feira, 10, o vereador Márcio Pinho se reuniu com o Secretário Municipal de Saúde, José Heleno Pinto para debater a questão do Centro de Odontologia do município Na ocasião, Parlamentar expôs a situação precária do espaço e cobrou providências.

De acordo com o secretário, a burocracia é responsável pela situação atual. Ainda, segundo o titular da pasta da saúde, a solicitação para a manutenção dos equipamentos, por exemplo, foi feita em março deste ano. Ele reconhece os problemas e garante que já está tomando as medidas cabíveis, como a solicitação de aquisição de quatro cadeiras de dentistas.

“Além disso, estamos buscando parcerias com faculdades, como a UNG (Universidade de Guarulhos) e UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), por exemplo, para tentar suprir a falta de profissionais. Ainda almejamos parcerias com clínicas do município para tentar suprir a demanda reprimida, porém dependemos da aquisição dos equipamentos, senão não adianta”, explicou, ressaltando a questão do processo seletivo, que foi suspenso por meio de liminar em junho deste ano.

“Esse processo tinha como finalidade contratar profissionais para a área de saúde emergencialmente, porém como foi suspenso, tivemos que adiar”.

O Secretário salientou que apesar dos esforços, a burocracia do processo de aquisição de equipamentos tem contribuído com o atraso na melhoria do Centro Odontológico.

Atividade Legislativa