Vereador quer fiscalização da zoonoses

Publicado em Agosto
Sexta, 11 Agosto 2017 18:39

Assessoria de Imprensa Câmara de Santa Isabel

Em tribuna, o Vereador do PHS Maurício Platz requereu da prefeitura de Santa Isabel, que seja intensificada a fiscalização no que se refere a animais abandonados no município. O Parlamentar cobrou do Secretário Municipal de Saúde, José Heleno Antonio Pinto, as medidas que deverão ser adotadas para se resolver a grande procriação de cães e gatos de rua. Além disso, Maurício cobrou o poder executivo sobre a contratação de clínicas veterinárias em Santa Isabel. “Em reunião, o Secretário havia dito sobre a possibilidade de a prefeitura firmar convênio com a UNG - Universidade de Guarulhos. Gostaria de saber como está esta parceria”, questionou o parlamentar.
Maurício cobrou providências do executivo referente a medidas urgentes que precisam ser adotadas na questão de contratações de profissionais. Na visão do legislador, que tem insistido no tema dentro da Casa de Leis, a proteção aos animais de rua é de extrema importância para o município.
“No mês de fevereiro, os protetores de animais, que colocam a mão na massa, que organizam feiras de doações, eles tiveram uma reunião com a Prefeita Fábia e com o Secretário de Saúde, reivindicando contratações de clinicas veterinárias para fazer castração. É preciso uma resposta concreta, ou seja, vai contratar as clínicas ou vai ter um convênio com faculdades?”, questionou.
Além disso, o vereador requerer a identificação de animais através de micro-chips, a quantidade de castrações que são realizadas por mês no canil municipal e o procedimento adotado pelo executivo durante os finais de semana.
“Hoje no Canil só existe uma veterinária e a partir do mês que vem, vai entrar de férias e não vai ter castração. Ela já não da conta de cuidar dos que estão lá, que são quase 100 cachorros”, reforçou.
O Presidente da Casa de Leis, o Vereador Alencar Galbiatti cobrou uma campanha em relação ao abandono de animais. “É preciso orientar a população e saber o que fazer nesses casos. Tem muita gente que abandona na rua. Isso tem que ter uma medida urgente para sanar essa questão”, disse.
O requerimento foi aprovado por unânimidade.