Vereador defende reuso de entulhos em Santa Isabel

Publicado em Junho
Sexta, 30 Junho 2017 20:24

De autoria do vereador Paulinho Investigador (PSDB), a emenda aditiva nº5/2017 à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, visa garantir e acompanhar a aplicação de recursos públicos do orçamento para captação, processamento e destinação de resíduos sólidos da construção civil (entulho). O vereador sugeriu a implantação de caçambas pelas vias públicas de Santa Isabel.
De acordo com o texto apresentado durante sessão extraordinária na noite desta terça-feira, 27, o parlamentar reforçou a importância de evitar a contaminação do meio ambiente. Baseado nisso, Paulinho sugeriu a aplicação do conceito de reuso dos recursos naturais, ou seja, além da caçamba de lixo, a instalação de trituradores dos resíduos. “Dessa forma, a prefeitura irá evitar o custo de aquisição de novos recursos minerais para a mesma finalidade – é o que chamamos de entulho bom”, pontuou.
Especialmente em dias atuais, em que a população de Santa Isabel tem sofrido com a falta da coleta de lixo na cidade, a emenda apresentada pelo parlamentar tucano foi vista com bons olhos pelos demais vereadores, que aprovaram o texto por unanimidade.
“A população sofre muito pela falta de caçambas nas vias públicas. Hoje a gente vê uma cidade suja, mas como que o poder público vai exigir do cidadão, que ele cumpra seu dever em manter a cidade limpa, preservar, se a prefeitura não dá nada em troca. Venho pedindo, mas infelizmente pela falta de verba nada acontece, então fiz essa emenda no planejamento”, disse.
Com a proposta, o executivo ficará obrigado a se preocupar com a questão ambiental e limpeza urbana do município. “Hoje o cidadão não tem onde jogar o entulho. Essa emenda é uma questão ambiental e a forma é essa, ou seja, arrumar mecanismos para que a população e o poder público caminhem juntos”, reforçou o vereador.
As emendas apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO foram aprovadas pelo poder legislativo. A partir daí, o executivo deverá dispor sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual – LOA, que prevê os orçamentos fiscais. Todos os gastos do governo para o próximo ano são previstos em detalhes na LOA. Se bem feita, a LOA estará em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo LDO.

Atividade Legislativa