MOÇÃO No 11/2017

Publicado em Moções Maio
Quarta, 31 Maio 2017 11:58
(0 votos)

Moção de Aplausos à Orquestra de Metais Municipal de Santa Isabel, pelo belíssimo trabalho desenvolvido com crianças e jovens isabelenses através da Arte da Música.

Senhor Presidente

Ouvido o Douto Plenário, requeiro à V. Exa constar nos anais desta Casa uma MOÇÃO DE APLAUSO à ORQUESTRA DE METAIS MUNICIPAL DE SANTA ISABEL, representada na pessoa do seu idealizador e Maestro, EDMAR VALINHOS, pelo belíssimo trabalho desenvolvido com crianças e jovens  isabelenses, através da Arte da Música.

JUSTIFICATIVA

A música, com seu poder de transformação, sempre desperta interesse e paixão nos jovens e crianças.

Ela estimula o aprendizado e tem o poder de estimular a criatividade e a atividade infantil, auxiliando a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão.

O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de acelerar o seu desenvolvimento educacional.

Acreditando nisso a Prefeitura Municipal de Santa Isabel iniciou, em março de 2.012, a formação de sua Orquestra de Metais, proporcionando aos seus alunos o aprendizado musical coletivo.

Hoje, a Orquestra de Metais é composta de instrumentos de sopro e percussão, oferecendo aulas de percussão popular e erudita com o Professor Eduardo Lopes Ribeiro, de trompa, trompete, Fluguelhorn com o Professor Anderson Gomes, e de trombone, eufônio e tuba com os Professor Wiliam de Oliveira.

De se mencionar que referido trabalho valoriza o bom comportamento de seus alunos e dá oportunidade às crianças e adolescentes com problemas de relacionamento, mantendo uma convivência harmoniosa e alegre dentro do grupo, despertando em todos a arte da musicalidade.

A Orquestra de Metais Municipal de Santa Isabel tem participado em vários eventos e competições.

Em 2014 obteve várias conquistas entre elas: vice-campeonato, na categoria Banda Infanto-Juvenil, no XV CONBAFRAN, na cidade de Franco da Rocha; no dia 22 de novembro, conseguiu o título de Vice Campeã do III CONFABAN Jardim das Flores, na cidade de São Paulo.

De se salientar que, em 2014 e 2015, consagrou-se Bicampeã na categoria Banda Marcial, no II e III EFFABAN, da cidade de Ferraz de Vasconcelos.

Em 2015, participou da Conferência Internacional do Rotary Club, no Anhembi; e, no dia 17 de outubro desse mesmo ano, conseguiu a 3ª colocação na categoria Banda Marcial Infanto-Juvenil, no CONFABAN de Caieiras, “Cidade dos Pinheirais”; e no dia 1o de novembro, na eliminatória do Estadual, na cidade de Tapiraí, conseguiu o Vice Campeonato na categoria Banda Marcial Infanto- Juvenil; no dia 6 de dezembro 2015, consagrou-se campeã na categoria Banda Infanto-Juvenil no CONBAFRAN, da cidade de Franco da Rocha.

Já em 2016, participou do Open Brasil, um festival não competitivo direcionando ao aperfeiçoamento técnico e artístico de Bandas e Fanfarra de todo o Brasil, realizado na Cidade de Aparecida-SP, e no dia 27 de agosto, participou nas eliminatórias do Estadual realizada na cidade de São Paulo, no Colégio Albert Einstein, onde conseguiu a 3a colocação;  no dia 24 de setembro, recebeu o Certificado de Ouro, no Festival Estudantil da Cidade de São Paulo; no dia 22 de outubro, no Confaban de Caieiras, conseguiu a 3a colocação, no dia 12 de novembro, conseguiu a 4a colocação na final do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de Nazaré Paulista; no dia 4 de dezembro, conquistou a 2a colocação no Confaban de Itaquera, realizado pela Obra Social Dom Bosco; e no dia 10 de dezembro participou do XXIII Campeonato Nacional de Bandas, realizado em Barra Mansa – RJ, consagrando-se Vice-Campeã Nacional, na categoria Banda Marcial Infanto–Juvenil.

Em 2017, participou, pela segunda vez, do Open Brasil, evento internacional realizado na Cidade de Aparecida-SP, conquistando uma medalha de Bronze.

A Orquestra de Metais Municipal de Santa Isabel está sob a batuta do maestro Edmar Valinhos desde sua formação.

Por essas razões é que apresento a presente Moção de Aplauso, como reconhecimento por esse projeto exemplar, que usa a Arte da Música na formação, não só de músicos, mas de seres humanos disciplinados e comprometidos, ou seja, seres humanos melhores.

Em um mundo de maldade e egoísmo, o trabalho realizado em grupo e do bem mostrar que sim, é possível se dedicar e viver o bem por nossas crianças e jovens.

Do exposto, conto com a pronta aprovação da presente proposição, por unanimidade dos Nobres Pares.

Santa Isabel, 10 de maio de 2017.

CLEBER VINICIUS KERCHNER

• Filtra por Autor: Ver. Cléber