MOÇÃO No 6/2017

Publicado em Moções de Março

Moção de Repúdio à FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos pela falta de gestão na fiscalização da atividade bancária nas agências desta cidade

Senhor Presidente, Nobres Pares,

Ouvido o Douto Plenário, requeiro a V. Exa constar nos anais desta Casa uma MOÇÃO DE REPÚDIO à FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos pela falta de fiscalização no atendimento pelas agências bancárias de Santa Isabel, considerando que muitos dos bancos instalados nesta cidade não vêm oferecendo todos os serviços bancários existentes aos correntistas, a par de não receberem contas de água, energia elétrica, telefone  e impostos, notadamente o IPTU

JUSTIFICATIVA

É fato público e notório o descaso das agências bancárias instaladas nesta cidade, que insistem em não atender os seus correntistas e usuários no que diz respeito ao pagamento de contas de água, energia elétrica, tributos municipais, relegando, alguns estabelecimentos bancários tal incumbência ao Posto Postal na Agência dos Correios (BB) e lotéricas, limitado ao valor de R$ 2.000,00 (Caixa Econômica Federal), o que se sabe, sem nenhuma estrutura adequada para atender esses usuários, inclusive gerando uma insegurança total a todos os envolvidos.

Assaltos à luz do dia têm sido recorrentes em agências bancárias no centro da cidade, bem como em lotéricas e Posto Postal, fato de conhecimento das autoridades desta cidade.

Portanto, a Febraban, entidade que congrega todas as instituições bancárias deste País, pesando na regulação das normas internas e externas do Sistema Bancário Nacional e com forte lobby no setor, pode e deve exercer o seu papel de principal coadjutor no estabelecimento de normas desse sistema, exercendo a sua influência e atuação como protagonista, para melhorar o sistema de fiscalização das atividades bancárias no País, exigindo de seus federados o melhor atendimento possível aos seus correntistas e usuários.

Assim, imperioso que a Febraban fiscalize as atividades das instituições federadas para a melhoria do serviço financeiro e bancário colocado à disposição de nossa população.

Por entender que esse trabalho não vem sendo cumprido neste Município, onde prevalece, sempre, o interesse dos bancos ante a hipossuficiente população e o próprio Governo Federal, é que apresento a presente MOÇÃO DE REPÚDIO à FEBRABAN, requerendo seja oficiado à essa entidade para o devido conhecimento.

Ante o exposto, aguardo a aprovação da presente Moção à unanimidade dos nobres Pares.

Santa Isabel, 15 de março de 2017.

JOSÉ ALENCAR GALBIATTI