MOÇÃO No 13/2017

Quarta, 23 Agosto 2017 13:54
(0 votos)

MOÇÃO No 13/2017

Moção de Aplauso ao Sr. Manoel Rodrigues de Paula, pela sua história de vida e pelos seus relevantes serviços prestados na área do esporte

Senhor Presidente

Ouvido o Douto Plenário, na forma do que preceitua o art. 175-A do Regimento Interno desta Casa de Leis, requeiro a V. Exa constar nos anais deste Legislativo uma MOÇÃO DE APLAUSO ao Sr. Manoel Rodrigues de Paula, pela sua história de vida e pelos seus relevantes serviços prestados na área do esporte.

JUSTIFICATIVA

Citada proposição consubstanciada em Moção visa a manifestação deste Poder Legislativo a respeito da dedicação e do profissionalismo do homenageado, destinado às nossas crianças e adolescentes, principalmente na área do esporte.

Tenho a honra de propor que todos nós aplaudamos o esportista e, antes de tudo, cidadão Manoel Rodrigues de Paula, carinhosamente conhecido como “Seu Neco”, que representa, por sua vida profissional em Santa Isabel, tudo o que se pode almejar de uma pessoa que, acima de tudo, dedicou boa parte de sua existência a ensinar e treinar crianças e adolescentes, para que se tornassem pessoas de bem e realizadas profissionalmente.

O nosso homenageado nasceu em Santa Isabel, no dia 25 de dezembro de 1928. Filho do agricultor Benedito Rodrigues de Paula e de dona Antonia Maria de Jesus.

Na idade escolar deu muito trabalho à sua mãe, pois não gostava de ir à escola e vivia “matando” aulas para pescar e nadar. Mas logo cedo desenvolveu o gosto pelo trabalho. Aos 10 anos de idade começou a ajudar no primeiro cinema da cidade o “Cine Santa Isabel”, de propriedade do Sr Jorge Assaf. Ali fazia de tudo, e curiosamente apaixonou-se pela sétima arte.

Passou parte de sua infância e adolescência praticamente dentro do cinema. Porém sua vida profissional não se baseia apenas no trabalho no cinema. Ao longo dos anos, “Seu Neco” fez de tudo um pouco, foi ajudante de caminhão, cobrador de ônibus, entre outros.

Excelente nadador, nos finais de semana se dirigia a São Paulo para nadar no Rio Tietê e nas piscinas do Sport Clube Corinthians Paulista.

Nessa época, o futebol não o atraía tanto; seu esporte preferido era o boxe e não perdia um combate; era fã do Éder Jofre, inclusive chegou a treinar em diversas academias de boxe, porém seu temperamento explosivo, não permitiu que seguisse carreira, pois sempre se descontrolava e partia para a briga literalmente.

Numa tarde, ao passear pelo Corinthians, viu um amistoso treino da escolinha de base do clube. E foi nesse momento, que “Seu Neco”, com apenas 20 anos de idade, decidiu que poderia também montar uma escolinha em sua cidade natal, iniciando, assim, um sonho.

Durante a semana, arrumou uma bola velha e convocou os garotos para irem ao campo no domingo. Frustração total; apenas seis garotos compareceram ao “treino”.

Porém, não desanimou, percebeu que precisava investir e inovar; e a solução veio através de uma promoção de uma famosa margarina da época. Quem acumulasse uma quantidade de embalagem, poderia trocá-las por materiais esportivos.

“Seu Neco” não teve dúvida, passou pela cidade inteira pedindo e, até mesmo, recolhendo do lixo as embalagens de margarina. Em menos de um mês, estava com tudo completo.

Resolveu então, fazer um novo convite a garotada, que se entusiasmou, e naquele domingo, dezenas de crianças e adolescentes estavam a espera das ordens do treinador. Começava, assim, uma trajetória de sucesso.

Depois de um ano de preparação, “Seu Neco”, decidiu marcar um amistoso com um time da Capital, e, após estar perdendo por 3X0, conseguiu empatar o jogo. Foi uma felicidade geral. A Escolinha do Professor Neco estava consolidada e a cada final de semana, mais e mais garotos se apresentavam.

Casou-se em 1958, aos 30 anos de idade, com dona Maria de Morais de Paula com quem teve seis filhos. Por causa do esporte, “Seu Neco”, teve que muitas vezes ficar longe da família. No entanto, o amor os mantinha sempre unidos.

Saudoso, “Seu Neco” lembra que o futebol lhe trouxe grandes alegrias e fortes emoções: como um fiel e corinthiano roxo, uma das mais fortes emoções foi em 1977, quando o Corinthians conquistou o Título de Campeão Paulista, depois de 23 anos na fila, e ele estava lá, no Morumbi. Após o apito final invadiu o campo e comemorou junto com os jogadores.

Outra forte emoção e também um grande orgulho foi ver os jogadores Felipe Saraiva e Everton Ribeiro, atuando como Jogador Profissional. Alegra-se por ver que garotos, que passaram por ele, hoje, se tornaram pessoas de bem, e realizadas profissionalmente.

Dentre seus alunos, existem outros profissionais, como por exemplo, juiz de direito, advogados, médicos, empresários e muitos cidadãos honestos e pais de famílias exemplares. “Seu Neco” acredita que o esporte ensina a ter disciplina e responsabilidade, e isso enche o seu coração de alegria.

O Professor Neco atuou com a sua escolinha nos dois clubes rivais de Santa Isabel: Lanifício Esporte Clube e Santa Isabel Esporte Clube. Levou seus jovens atletas aos quatro cantos do Estado e até fora dele, jogando no Rio de Janeiro, nos estádios do Botafogo, Flamengo e Vasco.

Em 1997, a Sra Maria Angela Sanches, Prefeita Municipal na época, implantou a EMESI-Escolinha Municipal de Esporte de Santa Isabel, e Seu “Neco” foi convidado a prestar serviços através da Prefeitura Municipal, onde permanece até hoje, passando sua experiência de vida e de futebol.

Assim, por tudo o que o Senhor Manoel Rodrigues de Paula, o “Seu Neco”, realizou neste nosso Município e na vida de tantas pessoas, é que espero que a presente Moção seja aprovada à unanimidade dos Nobres Pares, comunicando-se na forma regimental.

Santa Isabel, 21 de julho de 2017.

REINALDO APARECIDO NUNES PEDROSO

• Filtra por Autor: Ver. Jose Eloi