MOÇÃO No 12/2017

(0 votos)

Moção de Aplauso àProfessora Sra Geracy Ambrozina Maccagnan de Camargo

Senhor Presidente

Ouvido o Douto Plenário, na forma do que preceitua o art. 175-A do Regimento Interno desta Casa de Leis, requeiro a V. Exa constar nos anais deste Legislativo uma MOÇÃO DE APLAUSO àProfessora Sra Geracy Ambrozina Maccagnan de Camargo.

JUSTIFICATIVA

Citada proposição consubstanciada em Moção visa a manifestação deste Poder Legislativo a respeito do olhar e atenção que devemos dedicar à alfabetização de nossas crianças e a inserção em suas vidas, desde logo, das atividades cívicas.

Com a especial importância que o tema contém e visando despertar realmente a reflexão sobre a necessidade deste Poder Legislativo em debatê-lo com eficiência, chamando a atenção de toda a sociedade a seu respeito, nada mais adequado que contar com a participação de uma pessoa que dedicou toda uma vida profissional às crianças, com a alfabetização destas, despertando-as também ao civismo.

Nesta sessão tenho a honra de propor que todos nós aplaudamos a professora e, antes de tudo, cidadã GERACY AMBROZINA MACCOGNAN DE CAMARGO que representa, por sua vida profissional de 32 anos de magistério em Santa Isabel, todos exercidos na Escola Estadual de Primeiro Grau “Major Guilhermino Mendes de Andrade”, tudo que se pode almejar de uma alfabetização séria e um bom civismo dedicado às nossas crianças.

A nossa homenageada nasceu no Município de Matão, Estado de São Paulo, em 12 de novembro de 1933, formando-se Professora em 1951. Em 1953 passou a lecionar no “Grupo Escolar Major Guilhermino Mendes de Andrade”, adotando Santa Isabel desde então em seu coração.

Contemporânea de colegas que hoje emprestam seus nomes a unidades escolares em Santa Isabel – Professoras Maria Santos Bairão, Gabriela Freire Lobo e Laurentina Lorena Correa da Silva – nossa homenageada contabiliza a alfabetização de cerca de duas mil crianças, dentre as quais, muitas se tornaram personalidades conhecidas em suas áreas de atuação e na cidade.

A professora Geracy formou sua família em Santa Isabel, se casou com o Advogado Benedito Roberto de Castro (in memoriam) tendo três filhos – Luciana, Adriana e Benedito Roberto Junior – cada qual se formando, respectivamente, em odontologia, agronomia e engenharia.

Ao relatar os tempos antigos de nossa Santa Isabel, na década de cinquenta quando aqui chegou, lembra que as ruas eram todas de terra, havendo calçamento apenas na Praça da Bandeira e que o cemitério da cidade era onde se encontra atualmente a delegacia de polícia.

A delegacia, por sua vez, ficava onde hoje existe a Padaria Ismael – conhecida por padaria do Wagner.

Funcionava no atual Paço Municipal, na parte de baixo, a cadeia pública e sobre esta o Fórum.

O prédio da Casa Paroquial, próximo à Igreja Matriz, dava lugar à primeira escola de Santa Isabel e, onde atualmente está o colégio Grabriela Freire Lobo, havia um campo de futebol bem ao lado da fábrica de juta da cidade que ocupava todo o quarteirão onde atualmente está localizada a loja Casas Pernambucanas, o Boticário e demais estabelecimentos.

A cidade, naquele tempo contava com um mercado municipal que funcionava onde hoje é o Fórum.

Dona Gera, como é carinhosamente conhecida, diz que a cidade era bem pequena e toda cercada de montanhas e morros, com uma grande área rural que produzia de tudo um pouco, especialmente cana de açúcar, leite, grãos diversos e carvão.

Nesse cenário e realidade de então, em conjunto com o Professor Roque de Castro e por iniciativa deste, que também lecionava na mesma escola da homenageada, se formou um coral de alunos, ao qual se dedicava como assistente.

O coral se apresentava nas festas escolares e nas da cidade.

Já em 1958 a homenageada e o professor Roque, responsável pela sua melodia, compuseram a letra do hino de Santa Isabel, contemplando as belezas naturais da terra e os produtos que dela eram retirados.

A letra do hino registra um momento em que Santa Isabel se apresentava como flor de verdade, dando a impressão de ser um pedacinho do céu.

Como professora a homenageada fazia com que as crianças entoassem o hino diariamente e o coral o reproduzisse nas festas.

Há lição de cidadania maior que esta?

A cidade não pode voltar ao passado fisicamente, mas nossas crianças podem ainda ter uma alfabetização do mais alto nível e voltar a conviver com o civismo nas escolas.

Sem embargo de tudo isso, saliente-se que a Professora Geracy é um exemplo que merece ser seguido por cada alfabetizador, especialmente nos dias de hoje em que nossas crianças se encontram à mercê de tudo que está ao alcance delas nas mais variadas telas que dão acesso ao mundo da internet e daquilo que dela se origina em forma de informação, porém sem filtro algum.

A lembrança de que as crianças precisam de alicerce firme e sólido desde o primeiro dia de aula, tanto na questão de alfabetização como na voltada ao civismo, nos é tocada e apresentada quando podemos apreciar e viajar na história de vida de uma pessoa maravilhosa e brilhante como é a nossa homenageada, a Professora Geracy Ambrozina Maccognan de Camargo, que dedicou boa parte de sua existência para alfabetizar e ensinar civismo para as crianças.

Assim, por tudo o que a Professora Geracy realizou neste nosso Município e na vida de tantas pessoas, é que espero que a presente Moção seja aprovada à unanimidade dos Nobres Pares, comunicando-se na forma regimental.

Santa Isabel, 7 de junho de 2017.

LUIZ CARLOS ALVES DIAS

• Filtra por Autor: Ver. Luiz Carlos