CÂMARA PRESTA HOMENAGEM AO MESTRE DE CAPOEIRA, TEBALDO SILVA

De autoria do vereador Jorginho Capoeira (PRTB), a Moção de Aplauso ao Mestre de Capoeira, Tebaldo Silva, pelos seus relevantes serviços prestados à nossa comunidade, através da cultura capoeirista, foi aprovado por unanimidade na noite dessa terça-feira, 4.
Tebaldo Silva nasceu em 18 de agosto de 1973, e passou a praticar a Capoeira em 1985, sob a batuta do “Mestre Risada”, se tornando, em 1986, “Mestre de Capoeira”.
Como Mestre de Capoeira, o Sr. Tebaldo, ajudou na disseminação da prática capoeirista em Santa Isabel, realizando apresentações nas festas comemorativas da cidade, atraindo um número enorme de apaixonados pela Capoeira.
De se mencionar que o “Mestre de Capoeira” é um estudioso da modalidade e ensina que a característica que distingue a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada de música, e é ela que decide o ritmo e o estilo do jogo, praticado em roda de capoeira (um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada).
Assim, os capoeiristas se colocam em roda batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam para os dois praticantes jogarem. O berimbau é um instrumento musical de corda feito de madeira, bambu, arame e uma cabaça.
O jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um capoeirista mais experiente), ou com o início de um novo combate entre uma nova dupla.