CÂMARA HOMENAGEIA NIRLANDO COSTA ALVARENGA AO DENOMINAR NOME A ESCOLA NO JARDIM ELDORADO

De autoria do vereador Clebão do Posto, Câmara aprovou o projeto de Lei na noite dessa terça-feira, 11, na qual a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Eldorado passará a denominar-se “Escola Municipal de Ensino Fundamental Nirlando Costa Alvarenga”.
Nirlando Costa Alvarenga foi ilustre personalidade do cotidiano isabelense, cuja lembrança perdura na mente de seus familiares e dos que o conheceram.
O homenageado nasceu em Silvianópolis, (MG), aos 23 de Março de 1941 e veio a falecer em 2004. Filho do farmacêutico e ex-prefeito José Basílio Alvarenga e da professora Jurema Costa Alvarenga.
Casou-se com Dona Cecília Fernandes Alvarenga, cuja união nasceu o filho Flávio Fernandes Alvarenga. Juntamente com os enteados Antônio José Bocchi Jr e Celiane Aparecida Fernandes Sposito, “filhos do coração” de Nirlando a família estava completa.
Iniciou os estudos no Colégio Coração de Jesus em São Paulo e concluiu o primeiro ciclo no Liceu Washington Luiz em Mogi das Cruzes. Frequentou o ensino médio no centro de preparo de oficinas da reserva CPOR-SP, alcançando a posição de oficial do exército brasileiro.
Em 1973 concluiu o curso de direito pela faculdade de direito da Universidade do Vale do Paraíba – Univap, em São José dos Campos (SP).
Como candidato a Vereador mais votado nas eleições de 1968, alcançou uma cadeira na Câmara Municipal de Santa Isabel, pela Aliança Renovadora Nacional – ARENA de 1969/1972. Presidiu a casa no biênio de 1969/1970; foi presidente da ARENA e fundador do PDS. Nas eleições de 1972 disputou com o ex-prefeito Nenê Simão a Prefeitura de Santa Isabel pela Arena, tendo obtido expressiva votação. Foi Presidente do Lions Clube de Santa Isabel, Irmão da Santa Casa de Misericórdia de Santa Isabel, Presidente do Conselho Deliberativo do SIEC, Presidente da Loja Maçônica Colunas de Santa Isabel e Diretor-Tesoureiro do Lar do Velhinho.
Na sua vida empresarial foi Presidente da Cooperativa Mista de Laticínios de Santa Isabel e Igaratá Ltda.; Sócio proprietário do Cine-Teatro Yara – CITEY; Sócio proprietário da Fazenda Cascata no bairro do Varadouro, Proprietário da indústria de artefatos de cimento Santa Isabel Ltda.; Proprietário da Fazenda Agropecuária Pimenta Bueno (RO) e Sócio Proprietário do Shopping Solar em Santa Isabel.

Da esquerda para a direita: Antônio José Bocchi Jr; vereador Cleber Vinicius Kerchner e Flávio Fernandes Alvarenga