CÂMARA ELEGE MEMBROS DO CONSELHO DE ÉTICA E DISCIPLINA

Durante a 4ª sessão ordinária do ano, realizada nesta quinta-feira, 18, a Câmara de Santa Isabel elegeu os membros do Conselho de Ética parlamentar para o período de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022. Os três membros titulares eleitos foram os vereadores Zé da Mula (PSD) com 14 votos, Van do Negavan (PDT) com 8 votos e Chico do Mercado (PL) com 7 votos.
O Conselho de Ética tem o objetivo de zelar pela observação dos preceitos do Código de Ética, atuando para preservar a dignidade do mandato parlamentar. O órgão também auxilia a Mesa Diretora na condução dos trabalhos da Casa. Ficaram como suplentes no Conselho os vereadores Osvaldo Junior (PV) com 11 fotos, Edson Glória (PRTB) com 10 votos e Regiane Protetora (PODEMOS), com 8 votos.
Como funciona?
Todos os vereadores podem concorrer ao pleito, exceto o Presidente da Câmara, Luizão Arquiteto, o Corregedor Anderson Rebelo (Cueca) e o Corregedor Adjunto Jorginho Capoeira. A comissão é composta por 3 titulares e 3 suplentes com mandato de 1 ano.
– Os partidos com mais de 1 vereador na Casa deve escolher apenas 1 entre eles para concorrer. Este ano apenas o PSD pôde escolher quem seria o indicado entre os três vereadores (Zé da Mula, Zico Eletricista e Bruna Pati). Para tanto, antes de iniciar a votação o PSD declara seu indicado.
Os demais foram votados, através de cédula que foi entregue pelos funcionários da Câmara Municipal, a qual constou o nome completo do vereador e seu respectivo partido (a exemplo da eleição das demais comissões permanentes). No exercício do mandato na Comissão de Ética, os vereadores devem manter discrição e sigilo absoluto sobre o que for apurado.