CÂMARA DE SANTA ISABEL INSTITUI SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DEPRESSÃO E SUÍCIDIO

De autoria do vereador Jairo Furini, o projeto de Lei de n° 12, aprovado nessa terça-feira 10, visou a criação da “Semana Municipal de Luta e Conscientização sobre a Depressão e Suicídio”, que deverá ser comemorado anualmente na semana que compreender o dia 10 de outubro.

A criação de politicas públicas que auxiliem no diagnóstico e acessibilidade aos tratamentos, além da promoção de debates, palestras, e outros eventos com especialistas que esclareçam sobre os tipos de depressão e formas de tratamentos são os objetivos do projeto de Lei.

A conscientização da população é muito importante, uma vez que a depressão pode ser desencadeada em situações de estresse e de profunda tristeza, tais como perda de ente querido, término de relacionamentos, demissão, entre outros.

Para Jairo é necessário que todos fiquem atentos. A família e os amigos tem papel fundamental na identificação de depressão em estágio inicial, que uma vez tratada pode evitar a ocorrência de tentativa de suicídio.

“A depressão é um distúrbio psiquiátrico mais frequente no mundo, requer tratamento, acolhimento adequado e principalmente medidas preventivas para que evitar tragédias familiares. Infelizmente casos como o da jovem Yasmin Gabrielle nos alerta sobre o tema depressão que ocasionou infelizmente em suicídio” enfatizou Vereador.