APROVADO PROJETO QUE CRIA PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Emocionado, o Vereador Marcos Cannor, autor do projeto, lembrou a história que passou com a filha Maria Clara Barbosa, vítima da depressão, que faleceu há 1 ano e seis meses.

Cannor agradeceu aos representantes do Poder Executivo, enfatizando a inauguração do CAPS, o qual será denominado CAPS Clara Costa”, em homenagem a sua filha.

“Todo mundo sabe da minha história… o projeto veio para dar apoio às famílias e evitar com que o suicídio ocorra. Peço aos companheiros que aprovem esse projeto, que é muito importante pra mim e será muito importante para a vida de muitas pessoas aqui de Santa Isabel” , disse.

O Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do direito ao acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes, deve ter ações específicas para tratamento de doenças mentais e prevenção do suicídio. É o que prevê o PL nº 5, de 2 de junho de 2021, do vereador Marcos Cannor (PSL), aprovado pelo Plenário da Câmara de Santa Isabel – SP, nesta terça-feira, 3.

Por unanimidade, os vereadores aproaram o texto, instituindo no âmbito do município o Programa de prevenção ao suicídio. De acordo com o PL, o município poderá estabelecer cooperação técnica com a União e Estados, através de seus órgãos competentes, na elaboração do curso de capacitação e mecanismos de encaminhamento, tendo diretrizes como a capacitação de professores e profissionais de ensino, oferecimento a possibilidade de acompanhamento psicológico com o objetivo de prevenir o suicídio, idealização de canais de atendimento pessoal em locais adequados ao acompanhamento terapêutico profissional e o monitoramento de possíveis casos para a avaliação e cuidado promovendo a interdisciplinaridade dos profissionais que atuarão no segmento.