CÂMARA APROVA MOÇÃO DE REPÚDIO PELA CRISE SALARIAL DOS POLICIAIS PAULISTAS

Texto que passou pelo Plenário Legislativo na noite desta terça-feira, 14, é de autoria do Vereador Zé da Mula (PSD). O parlamentar apresentou Moção de Repúdio pela omissão do Governo do Estado de São Paulo devido a crise salarial pelo que passam os policiais paulistas.
A atual crise salarial é histórica, já que as remunerações das carreiras policiais paulistas (policiais militares, policiais civis, policiais científicos e policiais penais) estão entre as piores do Brasil, sendo que alguns cargos, graduações e postos estão na última posição no comparativo com funções similares das demais unidades federativas do país.
O vereador de Santa Isabel – SP, solicitou ainda, ainda, seja encaminhada por ofício ao Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual Carlão Pignatari, DD Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, considerando que é competência da Assembleia Legislativa a fiscalização e controle dos atos do Poder Executivo, conforme estabelece a Constituição do Estado de São Paulo em artigo 20, inciso X, para que sejam adotadas as providências legais cabíveis por aquela digna Casa de Leis.
“A situação relatada também afeta diretamente nosso Município que possui um contingente policial subjugado pela penúria salarial, o que impacta em sua saúde física e mental, pelo seu endividamento, incapacidade de prover o sustento familiar e baixa autoestima pela sua desvalorização. O policial se vê obrigado a complementar a renda fazendo atividades extras, extenuantes e insalubres (“bicos”) para o sustento de sua família”, justificou.
O texto aprovado por unanimidade dos votos, reforça que não há a devida reposição inflacionária aos salários dos policiais desde o ano de 2014, havendo dois pequenos reajustes de 4% (2018) e 5% (2020) que não são suficientes (nem de longe) à necessária recomposição salarial perante uma inflação acumulada, superior a 50%, portanto, existe sim uma defasagem mínima da ordem de 42,85% nas remunerações dos policiais paulistas, sendo essa reposição uma bandeira defendida como promessa de campanha do atual Governador.