APROVADO PROJETO QUE DENOMINA VIAS PÚBLICAS

De autoria do vereador Ti Nagate, o texto, aprovado por unanimidade dos votos nesta terça-feira, 16, dá denominação pública a vias dos Loteamentos “Jardim das Acácias” e “Chácaras Ouro Fino”.
De acordo com o texto, fica denominada Viela Arnaldo Rodrigues, a via pública localizada na Viela que liga as ruas José de Freitas Ramos e Benedito Roberto Barbosa, localizada no Loteamento Jardim das Acácia.
Já o trecho da Estrada Municipal SIS-340, popularmente conhecida como Estrada da Barroca Funda, com início na Estrada Municipal do Ouro Fino, no trecho inicial que segue até o entroncamento com a Estrada Municipal SIS-428, localizada no Loteamento Chácaras Ouro Fino, passa a denominar-se “Estrada Vereador Toshiaki Tokunaga”.
Já a rua próximo dalí, até a divisa com o Município de Nazaré Paulista, também localizada no Loteamento Chácaras Ouro Fino, passa a denominar-se “Estrada Louis Joseph Jules Claude”.

HOMENAGENS
O Sr. Arnaldo Rodrigues nasceu em Ibirarema-SP, no dia 31 de março de 1.947 e começou sua jornada em Santa Isabel em 1.987, sendo um dos primeiros compradores de um imóvel localizado no Loteamento Jardim das Acácias. Casado com Maria das Graças Rodrigues, com quem teve quatro filhos, todos nascidos e criados no bairro, “Nardinho da Viola”, como era carinhosamente conhecido e chamado pelos moradores, exerceu grande influência e liderança comunitária, sendo proprietário de um estabelecimento comercial no local. Foi cabo eleitoral dos ex-prefeitos Ilário Dassiê, Maria Ângela Sanches, Nenê Simão e Helio Buscarioli. Faleceu em 03/04/2014 aos 67 anos de vida vítima de câncer, doença contra a qual lutou bravamente.
O Sr. Toshiaki nasceu em Valparaíso – SP e mudou-se para Santa Isabel – SP em 1.957 e, desde então, sempre residiu no Bairro do Ouro Fino. Casado com a Sra. Mariko Tokunaga, com quem teve três filhos: Wilson, Wilian e Lica Tokunaga, Toshiaki foi Vereador no mandato de 1.977 a 1.981, sendo vereador suplente por outros quatro anos mais. Também foi Presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Bairro do Ouro Fino por 5 anos, vindo a falecer em janeiro de 2019 aos 82 anos.
O Sr. Louis Claude, como era conhecido, nasceu na Bélgica, no dia 27 de março de 1.920. Foi combatente na 2ª Guerra Mundial. Formou-se em Letras pela Universidade Pública de Liège. Após a II Guerra, em 1.946, veio para o Brasil. Morou em São Paulo e, poliglota que era, tornou-se professor de inglês, francês e alemão na Escola Yágizi. Em para Manaus, para onde se mudou mais tarde, conheceu o Ex-Presidente da República Juscelino Kubistchek, na empresa “Papel Amazon”, da qual foi acionista. Após, retornou a São Paulo e lá abriu uma forjaria, no bairro da Lapa, onde trabalhou por 20 anos. Por volta de 1.966 conheceu Santa Isabel e construiu uma casa na Avenida Coronel Bertoldo, localizada no lado direito do portal da cidade e, até hoje, ainda há destroços da construção.