CÂMARA APROVA CONCESSÃO DE TITULO DE CIDADÃ ISABELENSE À ENEZILA MARIA ROLIM BRETTAS

De autoria do vereador Osvaldo Junior (PV), o Projeto de Decreto Legislativo no 11, de 30 de novembro de 2021, concedeu à Enezila Maria Rolim Brettas o “Título de Cidadã Isabelense”, devido aos relevantes serviços prestados ao município de Santa Isabel, no exercício de sua intensa obra como Educadora.
O projeto foi aprovado por unanimidade, na noite dessa terça-feira, 14.
A homenageada nasceu em Dom Pedrito-RS, aos 3 de outubro de 1948, filha de Helio de Paiva Brettas e Ruth Rolim Brettas, pai mineiro e mãe gaúcha, que tiveram mais 5 filhos.
Devido à profissão do seu pai, militar do Exército Brasileiro, viveu em todos os Estados do Sudeste do Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, foi onde iniciou seus estudos de 1o e 2o graus, que finalizou em 1967, na Escola Estadual Pio XII, em Porto Alegre.
Neste mesmo ano casou-se com Paulo Pereira Maduro, indo morar em Cruz Alta-RS, quando começou seu curso superior em Letras, em Ijuí-RS e depois em Três Corações-MG, finalizando-o em Mogi das Cruzes-SP, na UMC, antiga OMEC.
Do fruto do seu casamento teve 4 filhos: Paulo Antônio Brettas Maduro, Ruth Mara Brettas Maduro, Ricardo Brettas Maduro e Thais Brettas Maduro.
No ano de 1971 iniciou sua carreira no Magistério Público do Estado de São Paulo nas seguintes escolas: EE Dr. Roberto Feijó, em Guararema, e EE Dr. Washington Luís e ETEC Getúlio Vargas, em Mogi das Cruzes.
No ano de 1978 transferiu-se para Santa Isabel, devido ao trabalho do seu marido, vindo a lecionar nas Escolas Estaduais Professora Gabriela Freire Lobo e João José de Almeida Filho.
Em 1980, após aprovação em concurso público, transferiu-se para EE Santa Isabel, assumindo o cargo de Professora efetiva de Língua Portuguesa, ocupando-o até 1998, sendo que em 1995, ocupou o cargo vago de Diretor de Escola da então renomeada, EE Professora Maria Santos Bairão.
Assumiu de forma efetiva o cargo de Diretora da Escola Estadual Professora Maria Santos Bairão, em 1998, após aprovação em concurso público de Diretor de Escola, realizando seu sonho, no qual permaneceu com muito orgulho até o dia 03/09/2021, data em que foi publicada a sua aposentadoria do Magistério Público do Estado de São Paulo, completando, assim, 50 anos de trabalho e dedicação à causa da Escola Pública, para todos e, em especial, para os que mais precisam, pois sempre acreditou que quando você oferece o respeito, certamente, terá retorno.
Outrossim, é fato público e notório, que a ilustre homenageada tem prestado relevantes serviços ao Município de Santa Isabel, quer através de sua atuação pessoal, como educadora e diretora, ou como membro do “Lions Clube de Santa Isabel”, e de outros serviços sociais, fatos dos quais somos testemunhas.